Dicas para esquiadores de primeira viagem!

Esqui (7)

Esqui em Cranmore – New Hampshire – EUA

Com a chegada do inverno, e aberta à temporada de esqui, especialmente na América do Sul, nos chegam muitos e-mails de quem pretendem se aventurar na neve pela primeira vez. Se você nunca teve a oportunidade de esquiar, mas gostaria de experimentar este esporte fascinante (e viciante), aproveite nossas dicas: Ao partir para uma viagem na qual se pretende esquiar, a primeira providência, depois de fechar o pacote de esqui, é contratar um seguro específico para os dias na montanha.

Esqui (4)

Cerro Bayo em Villa la Angostura – Argentina

Reserve no mínimo dois dias para esquiar, pois apenas ao final do primeiro dia você realmente sentirá o gostinho de descer uma rampa sem cair. À primeira vista, o snowboard pode parecer mais fácil, talvez até possa ser para praticantes de surf, ou skate, mas para a maior parte das pessoas, a prática do esqui é bem mais simples. O Ronny, mesmo tendo praticado o surf por muitos anos, acabou partindo ao meio uma prancha de snowboard e optando pelo esqui no fim das contas. Esqui (6) Contrate as aulas e alugue o equipamento preferencialmente na loja da estação de esqui. Com certeza é mais caro do que alugar na cidade, mas sem dúvida, extremamente mais compensador, pois caso haja qualquer problema com seu esqui ou snowboard, será facilmente resolvido, retornar à cidade para consertá-lo, levará mais que meio dia do tempo da sua viagem. Outra vantagem é que caso pretenda esquiar por mais de um dia, os seus esquis e botas ficarão reservados para você, já devidamente balanceados e ajustados para seu peso e altura. Na América do Sul, normalmente os esquiadores não utilizam capacete, apesar de nem sempre termos utilizado este equipamento, hoje, nós recomendamos o uso, sempre!

Aula

Aula Particular

Aula (3)

Descendo as pistas com o professor

Quanto às aulas, você também deve contratar na estação de esqui,  o que facilita, e muito o aprendizado e o aproveitamento. Logo no primeiro dia, se puder, contrate uma aula particular por duas horas, e por mais uma hora na manhã do segundo dia para que o professor possa lhe acompanhar nas primeiras descidas nas pistas para iniciantes, o que lhe dará mais confiança. A aula em grupo também é uma boa opção, no entanto, você vai levar mais tempo para aprender, isto significa, menos tempo para desfrutar esquiando.

Aula (2)

Aula em grupo

Antes de iniciar sua subida às pistas pegue o mapa das mesmas, para não se perder, ou entrar numa pista inapropriada para sua habilidade. Outra dica importante é que você não deve subir às pistas da montanha sem uma prévia avaliação do professor, já vimos muitos brasileiros “perdidos” em pistas mais rápidas, sem conseguir descê-las adequadamente. Na montanha, normalmente é “cada um por si”, todos querem aproveitar o dia sem parar para ajudar outros esquiadores, assim, também fica a dica para que evite se meter em roubadas, e para manter as crianças sempre sobre sua atenção. estacao

Os meios de elevação são diferentes nas estações de esqui. Nas pistas de treino normalmente são tapetes rolantes que levam os esquiadores e snowboarders ao topo, outros são:

  • Ski-lift ou Poma (ou puxador): É o meio de elevação individual onde os esquiadores e snowboarders são puxados por uma espécie de gancho, enfiado entre as pernas, para o topo da pista, com os esquis deslizando no chão.
  • Chairlift (cadeiras): teleférico aberto, normalmente com capacidade de 2 a 6 pessoas.
  • Telecabine / Gôndola, ou bondinho: meio de elevação fechado, onde os esquis são colocados para fora da cabine.
  • Funiculair: Um pequeno e veloz trem, ou teleférico com cabine grande, que sobe longas distâncias e possui capacidade para transportar muitas pessoas.
Elevacao (2)

Ski-lift ou Poma

Elevacao (3)

Chairlift

Elevacao

Telecabine / Gôndola, ou bondinho

As pistas para esquiar são representadas por cores no mapa e sinalizadas nos meios de elevação, conforme a dificuldade.

Na América do Sul e Europa:

  • Verde: pista muito fácil
  • Azul: pista fácil
  • Vermelha: pista difícil
  • Preta: pista muito difícil

 

Mapa pistas (2)

Na América do Norte:

  • Círculo verde: iniciante
  • Quadrado azul: intermédio
  • Losango negro: difícil
  • Duplo losango negro: extremamente difícil

mapa pistas

 

Pista

Pista de treino

Pista (4)

Pista Verde – Iniciantes

 

Pista Azul - Intermediário

Pista Azul – Intermediário

Para esquiar não é preciso nenhum preparo físico, ou técnico (desde que tome aulas de esqui ou snowboard), mas é uma atividade que cansa e desidrata. Procure sempre beber água entre as descidas, lembrando que a água dos banheiros nas estações de esqui não são potáveis. Se alimentar bem também é importante, sempre inclua carboidratos nas refeições, chocolates também são boas fontes de energia.

Pista verde

Pistas fáceis para iniciar

Subindo mais..

Subindo mais..

Curtindo as belas paisagens do cume.

Curtindo as belas paisagens do cume.

Esqui

Pistas em Vulcões no Chile – Osorno em Puerto Varas

 

Para terminar, o clima nas estações de esqui é fascinante! Tudo é lindo: as paisagens, o colorido das roupas em contraste com o branco da neve, as pessoas, tudo muito envolvente, esquiar não é uma atividade barata, mas você vai perceber que, literalmente, “vale cada centavo”!

Vale cada centavo!

Vale cada centavo!

Na mala

  • Camiseta e calça térmica (para usar por debaixo das roupas)
  • Uma jaqueta grossa e calça impermeáveis que devem ser apropriadas para o esqui.
  • Luva térmica (para usar por baixo)
  • Luva impermeável
  • Dois fleeces: um mais pesado e outro leve
  • Meias para neve
  • Gorro / balaclava
  • Cachecol
  •  óculos de sol, protetor solar com alto fator de proteção e protetor labial.

Nós indicamos os produtos da marca Curtlo, que atendem esta lista, consulte o site:

Produtos femininos: http://www.curtlo.com.br/vestuario_tipo.asp?genero=Feminino Produtos Maeculinos: http://www.curtlo.com.br/vestuario_tipo.asp?genero=Masculino

Os vôos para a América do Sul normalmente permitem um ou dois volumes que juntos pesem 23 Kg / por pessoa, mas fique atento, pois nos vôos internos (caso não compre todas as passagens de ida e volta a partir do Brasil) permitem apenas 20 Kg.

Anúncios

Sobre viajecomafamiliamuller

Durante anos de trabalho descobrindo destinos, publicando reportagens, vídeos, livros e dando muitas dicas de viagem, estivemos bem perto de você. A partir de agora vamos interagir com você de forma efetiva e inovadora. Todos são bem-vindos a fazer parte de nossos roteiros: pais, filhos, singles, famílias e todos que desejam viajar conosco e viver momentos únicos e inesquecíveis! Criamos roteiros exclusivos que despertam emoções! O grande diferencial de nossas viagens! Viva a experiência de ser o protagonista de uma reportagem, um fotógrafo e principalmente um aventureiro, escreva o livro da sua vida! A Família Muller uniu-se à Top Travel para oferecer a você roteiros de viagens diferenciados e com vagas limitadas. Em nossa companhia você vai conhecer uma maneira diferente de viajar, conhecendo lugares incríveis repletos de aventuras, natureza e cultura.

Publicado em 10 de julho de 2014, em #destinoeua, #detinoamericadosul, #dicadeviagem, Uncategorized e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: