Cambará do Sul – RS

Cambará do Sul - Caniôn Itaimbezinho -Trilha do Vértice (8)

Destino ideal para o inverno, a pequena Cambará tornou-se conhecida no painel turístico do estado por ser a principal porta de entrada para os Aparados da Serra, os maiores cânions do Brasil. A cidadezinha simpática, com ares de vila de montanha, tem clima ameno e no inverno é muito procurada pelos dias ensolarados, frios e, às vezes, com possibilidade de neve. O turista que chega à cidade – com infraestrutura invejável: bons hotéis, restaurantes variados e agências de ecoturismo e aventura que levam os turistas e aventureiros a desfrutar de forma segura e organizada dos atrativos naturais – deve logo agendar os passeios que deseja fazer. Quem escolhe o receptivo Cânion Turismo, localizado no centro, tem a oportunidade de conhecer de forma bem especial a história e as lendas que permeiam os Aparados da Serra: na base da agência, há uma maquete dos cânions montada em bioarte, na qual o artista Marlon Silva utilizou recursos naturais para compor a obra denominada Kridijimbé (nome dado aos cânions pelos índios). A maquete ganha vida num jogo de luzes e som – ideal para anteceder sua visita aos cânions.

KridijimbéKridijimbé – Foto: Família Müller

Cânions

As caminhadas para os cânions são aventuras contemplativas. Os aspectos naturais característicos dessa região exibem grande biodiversidade com atributos histórico-culturais e cênicos. Essas formações rochosas existem há pelo menos 130 milhões de anos e resistem até hoje praticamente intactas por causa da criação dos dois parques nacionais que as preservam.

Parque Nacional Aparados da Serra

O Itaimbezinho é considerado o mais famoso dos cânions e é exibido na maior parte dos cartões-postais. Atinge 5,8 km de extensão e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Com profundidade máxima de 720 metros, tem as margens cobertas por densa vegetação de araucária, o que o embeleza ainda mais. Três trilhas são abertas dentro do parque; as mais importantes, e fáceis, são as que levam às melhores vistas do Itaimbezinho. A menor delas é a do Vértice, com 1,4 km de extensão, com mirantes dos quais se avistam a cascata das Andorinhas e a cachoeira Véu da Noiva; no último mirante, tem-se a vista do início do cânion.

Itaimbezinho - Véu da NoivaItaimbezinho – Véu da Noiva – Foto: Família Müller

ItaimbezinhoItaimbezinho – Foto: Família Müller

A trilha do Cotovelo é maior, com 6,3 km de extensão e média de duas horas de caminhada (parte é feita na borda do cânion), e passa pela Véu da Noiva; o principal mirante apresenta uma vista panorâmica impressionante dos enormes paredões do Itaimbezinho cortado pelo rio do Boi.

ItaimbezinhoItaimbezinho – Foto: Família Müller

ItaimbezinhoItaimbezinho – Foto: Família Müller

Da parte baixa do cânion sai a trilha do rio do Boi, que avança pelo interior do cânion. São sete horas de caminhada com paradas para banhos no rio e na cachoeira. O parque conta com um centro de visitantes que oferece sanitários, bebedouros e espaço para piquenique. Não há lanchonetes nem restaurantes.
Rodovia RS-429, km 18

Parque Nacional da Serra Geral

O cânion da Fortaleza é o principal atrativo desse parque. Com 7,5 km de extensão, 900 metros de altura e 1,5 km de largura, não tem tanta fama como seu vizinho, mas muitos o consideram mais bonito. O cânion ganhou esse nome por causa da configuração de suas paredes, que lembram uma imensa fortaleza. A trilha do Mirante (3 km, ida e volta) leva o caminhante a um ponto de onde se avista praticamente toda a extensão do cânion cortado pelo rio da Pedra, além da planície catarinense e parte do litoral gaúcho.

FortalezaFortaleza – Foto: Família Müller

FortalezaFortaleza – Foto: Família Müller

FortalezaFortaleza – Foto: Família Müller

Outras trilhas, como a da cachoeira do Tigre Preto, levam o turista a caminhar pela parte alta por um lajeado, até chegar ao mirante, que exibe a exuberância de suas três quedas. Seguindo em frente, a trilha da Pedra do Segredodescortina a visão dessa formação inusitada cuja base de aproximadamente 50 centímetros equilibra a enorme rocha formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e 30 toneladas.

Cachoeira do Tigre PretoCachoeira do Tigre Preto – Foto: Família Müller

Pedra do SegredoPedra do Segredo – Foto: Família Müller


Para visitar os cânions

• Contrate sempre uma agência para acompanhar e organizar sua caminhada dentro dos parques; além de oferecer segurança, o guia enriquece muito o passeio com as explicações e histórias dos atrativos.

• Opte por fazer as caminhadas pela manhã; à tarde muitas vezes os nevoeiros constantes atrapalham a vista dos mirantes.

• Leve um lanche de trilha e água com você.

• Não se esqueça do protetor solar, boné, repelente e capa de chuva.


Passeio de bote no rio Camisas

Fazer um passeio ecológico pelas águas rasas, calmas e cristalinas do rio Camisa é no mínimo prazeroso. O banho de rio e as vistas espetaculares da mata das margens e das montanhas encantam. O percurso de 4,5 km é pouco! São em média duas horas e meia rio abaixo até o Lajeado da Margarida. No percurso, a agência prepara para os participantes uma surpresinha à moda gaúcha, mas deixemos o leitor curioso… Vale a pena conferir pessoalmente.

Passeio de botePasseio de bote – Foto: Família Müller

Cachoeira dos Venâncios

Formada pelo rio Camisas, essa cachoeira de rara beleza é uma sequência de quatro quedas. A primeira estende-se como uma longa cortina de água por mais ou menos 100 metros de largura. Não é possível avistá-la de um mirante: apenas caminhando pela mata se pode contemplar toda a queda. A água cristalina e gelada convida ao banho revitalizador. Acompanhado de um guia, é possível caminhar na parte alta entre uma das quedas da cachoeira. Uma experiência única!
Estrada da Jaquirana, km 22

Cachoeira dos VenânciosCachoeira dos Venâncios – Foto: Família Müller

Cachoeira dos VenânciosCachoeira dos Venâncios – Foto: Família Müller

Cachoeira do Tio França

Sendo o atrativo mais próximo da cidade (3 km do centro), a melhor opção é seguir de bike para aproveitar com calma as vistas da estrada e ainda fazer um ótimo exercício. O passeio sai da base da agência Canion Turismo e segue pela estrada do Lajeado até a fazenda onde está a cachoeira. Disposta entre a mata de araucária e campos nativos, a cachoeira de mais ou menos 15 metros cai num poço natural onde se pode tomar um banho antes da pedalada da volta (maior parte em subida). É aconselhável levar bastante água e um lanche. Pode-se chegar à cachoeira caminhando ou de carro (próprio ou da agência).

Cachoeira do Tio FrançaCachoeira do Tio França – Foto: Família Müller

Cavalgadas

As cavalgadas são muito populares nos Aparados da Serra, no entanto, é expressamente proibido cavalgar dentro dos limites dos parques nacionais. As agências oferecem vários roteiros, com níveis de dificuldade diferentes.

CavalgadaCavalgada – Foto: Família Müller

Apiário Cambará

Além de ser a terra dos cânions, Cambará é conhecida como a “capital do mel” no estado. O Apiário Cambará é um dos principais na cidade e possui aproximadamente cem colmeias em meio a uma área de mata e árvores nativas. Com foco no turismo de experiência, o apiário criou o Passeio do Mel, que convida o turista a conhecer o processo de produção do mel. A experiência é realizada em duas etapas: no apiário, em meio à mata, se recebem orientações sobre os equipamentos e se vestem as roupas de proteção para observar a vida das abelhas e a organização das colmeias nas caixas e aprender sobre apicultura; e na Casa do Mel, onde se conhecem as fases do processamento do produto transformado em mel para consumo. Já na loja, podem-se degustar os variados tipos de mel produzidos pelo apiário.
Rua da Úrsula, 879
apiariocambara.wordpress.com

Apiário CambaráApiário Cambará – Foto: Família Müller

Gastronomia


Restaurante Vila Ecológica

Os proprietários esbanjam simpatia e hospitalidade, e os pratos, que misturam a culinária oriental com ingredientes locais, são feitos com muito capricho. A pousada anexa, com apenas quatro suítes, é uma boa opção de hospedagem, especialmente para casais.
Rua Padre João Pazza, 1166 – Morro da Antena
vilaecologica.blogspot.com.br

Cabana Café
Ambiente charmoso que tem como especialidade as panquecas salgadas e doces.
Rua Dona Úrsula, 941 – Centro
www.restaurantecabanacafe.com.br

Sendero Bistrô
É ambientado no clima dos bistrôs franceses, e a especialidade são os pratos servidos à la carte e os cafés especiais. Aos sábados e domingos, há música ao vivo com artistas locais.
Rua Antônio Raupp, 419 – Centro
www.senderobistro.com.br

Restaurante Casarão
O rodízio de filés de truta são a especialidade da casa.
Rua João Francisco Ritter, 969 – Centro
www.galeteriaocasarao.com.br

Pizzaria Retrô
Além de oferecer variedade de pizzas, que não devem nada às famosas pizzas paulistanas, a pizzaria promove uma viagem no tempo. A decoração com móveis e objetos antigos agrada e torna o ambiente descontraído e acolhedor – o destaque é a enorme coleção de discos de vinil (os clientes escolhem a trilha sonora).
Avenida Getúlio Vargas, 1088 – Centro
www.pizzaretro.com.br

Restaurante Galpão Costaneira
Tipicamente turístico, serve um farto bufê com pratos da culinária da Serra Gaúcha. Nos fins de semana há música ao vivo com apresentação de duplas gaúchas que circulam entre as mesas.
Rua Dona Úrsula, 1069 – Centro

Pizzaria e Petiscaria D’Roma
Os variados petiscos e os mais de 20 sabores de pizza são servidos num ambiente rústico e requintado, com ótimo atendimento.
Avenida Getúlio Vargas, 460

Hospedagem

Parador Casa da Montanha Ecovillage
Fazendo parte do Roteiro de Charme no Brasil, combina estilo e conforto. As barracas térmicas são únicas no Brasil, desenvolvidas especialmente para o Parador. Algumas unidades têm vista para o rio Camarinhas, com hidromassagem na varanda e toda privacidade. A infraestrutura conta ainda com sala de leitura e casa de banho. O Restaurante Parador serve um cardápio especialmente elaborado e é ideal para completar a experiência da hospedagem.
Estrada do Faxinal, s/n – Morro Agudo
www.paradorcasadamontanha.com.br

Por do Sol - Vista do Parador Casa da MontanhaPor do Sol – Vista do Parador Casa da Montanha – Foto: Família Müller

Pousada Estalagem da Colina
Ambiente aconchegante e vista panorâmica são apenas dois dos atributos dessa pousada que conta com chalés individuais, espaços em meio a um jardim bem cuidado e atendimento personalizado.
Avenida Getúlio Vargas, 80
www.estalagemdacolina.com.br

Hotel Flat Cambará
Localizado no centro, é moderno e adequado para famílias. Os apartamentos oferecem antessala, cozinha e varanda. O café da manhã, com quitutes regionais, é farto.
www.flatcambara.com.br

Pousada Corucacas
Rústica e simples, mas muito aconchegante. A família proprietária da fazenda tem muito prazer em receber os turistas. A pousada fica em meio a belas paisagens naturais e oferece passeios como cavalgadas, pesca esportiva e caminhadas – uma delas leva à cachoeira que fica dentro da propriedade.
RS-020, km 1
www.corucacas.com

Agência receptiva

Cânion Turismo Viagens e Aventuras
Oferece todos os passeios e atividades em Cambará do Sul, incluindo trekkings e travessias.
Avenida Getúlio Vargas, 1098 – Centro
canionturismo.com.br

Para mais informações sobre hospedagem, agências e passeios em Cambará do Sul, acesse o site:www.cambaraonline.com.br.


As reportagens da Família Müller te apoio da Curtlo. Visite o site e conheça toda a linha de produtos para desfrutar das atividades ao ar livre.

www.curtlo.com.br


Anúncios

Sobre viajecomafamiliamuller

Durante anos de trabalho descobrindo destinos, publicando reportagens, vídeos, livros e dando muitas dicas de viagem, estivemos bem perto de você. A partir de agora vamos interagir com você de forma efetiva e inovadora. Todos são bem-vindos a fazer parte de nossos roteiros: pais, filhos, singles, famílias e todos que desejam viajar conosco e viver momentos únicos e inesquecíveis! Criamos roteiros exclusivos que despertam emoções! O grande diferencial de nossas viagens! Viva a experiência de ser o protagonista de uma reportagem, um fotógrafo e principalmente um aventureiro, escreva o livro da sua vida! A Família Muller uniu-se à Top Travel para oferecer a você roteiros de viagens diferenciados e com vagas limitadas. Em nossa companhia você vai conhecer uma maneira diferente de viajar, conhecendo lugares incríveis repletos de aventuras, natureza e cultura.

Publicado em 22 de julho de 2014, em #destinobrasil, #dicadeviagem e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Que lindo! Adorei o post! Quero muito conhecer Cambará do sul!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: