Pirenópolis – GO

Pirenópolis

Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Pirenópolis conserva um ar antigo e bucólico, com ladeiras e calçadas de pedras quartzíticas. À beira do rio das Almas, despontam casarões do século XVIII, igrejas e museus, emoldurados pela beleza natural do Cerrado goiano. Conhecer a cidade caminhando é mais do que um prazer: o city tour passa pelos principais prédios históricos, como o Cine Pirineus, Teatro Pirenópolis, a Igreja do Bonfim, o Museu do Divino, antiga câmara e cadeia, e pela Igreja Matriz Nossa Sra. do Rosário, a mais antiga do estado, datada de 1728 e considerada a maior construção em taipa de pilão do mundo.

Cine PirineusCine Pirineus – Foto: Família Müller

Igreja Matriz Nossa Sra. do RosárioIgreja Matriz Nossa Sra. do Rosário – Foto: Família Müller

Museu do DivinoMuseu do Divino – Foto: Família Müller

Museu do DivinoMuseu do Divino – Foto: Família Müller

À noite, a rua do Lazer é o ponto de encontro onde lojas, bares e restaurantes instalados em casas coloniais espalham mesas na calçada e se acendem as antigas luminárias, criando um ambiente belo e aconchegante.

Rua do LazerRua do Lazer – Foto: Família Müller

Parque Estadual dos Pirineus

Criado com o objetivo de preservar a fauna e a flora do Cerrado e os mananciais, como as nascentes do rio das Almas, o parque é o principal destino dos que praticam o ecoturismo. O ideal é contratar um guia para acompanhar as caminhadas permitidas dentro do parque. As principais trilhas seguem entre a vegetação que nasce sobre rochas e levam a mirantes. Contemplar o pôr do sol tingindo o Cerrado de tons vermelhos e alaranjados no cume do pico dos Pirineus, ponto mais alto da região, com 1.385 metros de altitude, a vista, vale qualquer esforço!

Parque Estadual dos Pirineus - Morro CabeludoParque Estadual dos Pirineus – Morro Cabeludo – Foto: Família Müller

Parque Estadual dos Pirineus - MiranteParque Estadual dos Pirineus – Mirante – Foto: Família Müller

Cume do Pico dos PirineusCume do Pico dos Pirineus – Foto: Família Müller

Cume do Pico dos PirineusCume do Pico dos Pirineus – Foto: Família Müller

RPPN Vargem Grande

Localizada a 11 km da cidade, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Vargem Grande preserva 390 hectares do Cerrado na zona da serra dos Pireneus. A fazenda é aberta à visitação controlada. Duas trilhas bem demarcadas levam a cachoeiras. O acesso à cachoeira Santa Maria, com 8 metros de queda, é plano e calçado, uma caminhada fácil de 500 metros, permitindo que crianças e idosos cheguem com facilidade até ela. Já para apreciar os 15 metros de queda da cachoeira do Lázaro são 1.300 metros de caminhada de nível médio, com subidas e partes sem calçamento.
Acesso pela estrada para o Parque dos Pirineus

RPPN Vargem GrandeRPPN Vargem Grande – Foto: Família Müller

Cachoeira Santa MariaCachoeira Santa Maria – Foto: Família Müller

Cachoeira do LázaroCachoeira do Lázaro – Foto: Família Müller

Cachoeira do Abade

Localizada a 12 km do centro, de propriedade da Fazenda Cabaçais, a cachoeira é aberta ao público, mediante o pagamento de uma taxa de preservação. Emoldurada pela mata verde do Cerrado, a queda livre de 22 metros desliza para uma grande piscina natural, rodeada por uma praia. A frequência é bem familiar, local é adequado para quem está com crianças.
Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus

Cachoeira do AbadeCachoeira do Abade – Foto: Família Müller

Fazenda Babilônia

Antigo engenho de cana-de-açúcar construído em fins do século XVIII, hoje tombado como Patrimônio Nacional. Além da beleza da construção preservada, com destaque para a capela, original da época, o melhor dessa visita é ouvir as histórias contadas pela sra. Telma Lopes enquanto passeia pela fazenda em companhia dos turistas, terminando a visita com um farto café da manhã goiano, inspirado nos que ela própria consumia em sua infância na fazenda. São mais de 40 iguarias que reúnem em uma só refeição queijos, biscoitos, bolos, pamonhas e pães ao lado de linguiça, carne assada, galinha caipira, paçoca de carne-seca, entre outras delícias, acompanhadas por leite, café e sucos de frutas da região.
Acesso pela GO-431, km 3
www.fazendababilonia.tur.br

Fazenda BabilôniaFazenda Babilônia – Foto: Família Müller

Fazenda BabilôniaFazenda Babilônia – Foto: Família Müller

Santuário de Vida Silvestre Vagafogo

Reserva Particular do Patrimônio Natural, criada para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos, o santuário conta com várias atividades na natureza, entre elas a trilha interpretativa que margeia o rio Vagafogo. O percurso, que tem média de 1.500 metros entre árvores centenárias da mata ciliar e estratégicos pontos de descanso para observação de pássaros e outros animais, passa por uma piscina natural de água límpida onde são permitidos o banho e uma relaxante massagem na pequena cachoeira. Além da trilha, o santuário oferece para visitantes de todas as idades arvorismo e rapel, biblioteca, quiosque com redes para descanso e o brunch, uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda com frutos do Cerrado e produtos locais.
Rua do Frota, 888
www.vagafogo.com.br

Sr. Evandro Ayer, proprietário e as delícias regionais produzidas na fazendaSr. Evandro Ayer, proprietário e as delícias regionais produzidas na fazenda – Foto: Família Müller

Museu Rodas do Tempo

Com o desejo de resgatar a história de veículos de duas rodas, o acervo do Museu Rodas do Tempo é composto de motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters, veículos de mais de duas rodas com motorização de motocicleta e bicicletas, bem como algumas curiosidades mecânicas e uma coleção de brinquedos como minimotorcicletas, carrinhos, aviões e trenzinhos antigos. A proposta é oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer e admirar a evolução tecnológica da roda. O acervo do museu está em constante evolução com frequente inclusão de novos itens.
Avenida Prefeito Luiz Gonzaga Jayme, 172
www.rodasdotempo.com.br

Museu Rodas do tempoMuseu Rodas do tempo – Foto: Família Müller


Festa do Divino Espírito Santo

Maior manifestação da cultura no estado, a tradicional Festa do Divino ocorre de forma muito especial em Pirenópolis. Ela é considerada a mais bonita do Brasil, por esse motivo atrai muitos turistas na época em que é realizada. A festa folclórica dura três dias e acontece um mês e meio depois da Páscoa. Na programação, a Cavalhada é o destaque, uma emocionante encenação em que cavaleiros medievais revivem lutas entre mouros e cristãos. A festa do Divino é marcada também pela coroação do imperador, a procissão de bandeiras, repique dos sinos e shows de fogos de artifício. Em todos os dias de festa, os mascarados, que se fantasiam com coloridas cabeças de boi e de outros animais, ou cobrindo o rosto com máscaras, divertem moradores e turistas. No Museu do Divino Espírito Santo, sediado na antiga Casa de Câmara e Cadeia (avenida Beira Rio s/n – Centro Histórico), o turista conhece toda a história da festa por meio de vídeos, objetos, fantasias e apetrechos utilizados durante o evento.


Gastronomia

Pirenópolis é por muitos considerada um dos principais polos gastronômicos de Goiás. Sendo uma das primeiras cidades goianas, a culinária local é representada nos pratos típicos como o arroz com pequi, a pamonha, o empadão, a guariroba, a paçoca de pilão, o bode, as quitandas e os doces. Com a influência do turismo, a cidade conta com restaurantes que servem pratos que combinam ingredientes regionais com a sofisticação da gastronomia internacional, bem como com as culinárias mineira, baiana, carioca e nordestina. Nossas sugestões:

Maiale Empório e Restaurante
Num ambiente requintado e aconchegante, com excelente atendimento, tem a culinária baseada em massas artesanais e ingredientes regionais. Não deixe de acompanhar sua refeição com um vinho produzido pela vinícola dos Pirineus: Bandeiras – uva barbera – e Intrépido – uva syrah
Rua do Rosário, 34

Empório do Cerrado
Fazendo jus ao nome, seu cardápio é composto por pratos com os frutos do Cerrado e a sofisticação da gastronomia contemporânea. Em homenagem à Festa do Divino, a chefe da casa criou o prato Imperador de Verde e Amarelo – lascas de filé grelhado em caldo de cajuzinho do mato com charutos de folha de taioba com recheio de risoto de açafrão.
Rua do Rosário, 21
www.emporiodocerrado.com.br

Tempero do Rosário
Para uma refeição rápida, caseira e muito saborosa.
Praça da Matriz, 27

Restaurante Dona Cida
Serve pratos da culinária regional com destaque para o arroz de pequi, a paçoca de pilão e a galinha cabidela.
Rua do Carmo, 22 A

Hospedagem

Pousada dos Pirineus
Uma das melhores opções de hospedagem em Pirenópolis. As suítes são espaçosas, charmosas e muito confortáveis. O café da manhã é farto e a infraestrutura de lazer, bem completa.
Rua do Carmo, 21 – Bairro do Carmo
www.pousadadospireneus.com.br

Agência receptiva

Tilapatur
Praça da Matriz, 1 – Centro
www.tilapatur.com.br

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) também indica guias credenciados para os passeios. Nós contratamos o guia Cristiano da Costa.
Rua do Bonfim, 14 – Centro

Para mais informações sobre hospedagem, restaurantes e serviços, consulte:
www.pirenopolis.com/pt
www.pirenopolis.tur.br

 

As reportagens da Família Müller te apoio da Curtlo. Visite o site e conheça toda a linha de produtos para desfrutar das atividades ao ar livre.

www.curtlo.com.br

Anúncios

Sobre viajecomafamiliamuller

Durante anos de trabalho descobrindo destinos, publicando reportagens, vídeos, livros e dando muitas dicas de viagem, estivemos bem perto de você. A partir de agora vamos interagir com você de forma efetiva e inovadora. Todos são bem-vindos a fazer parte de nossos roteiros: pais, filhos, singles, famílias e todos que desejam viajar conosco e viver momentos únicos e inesquecíveis! Criamos roteiros exclusivos que despertam emoções! O grande diferencial de nossas viagens! Viva a experiência de ser o protagonista de uma reportagem, um fotógrafo e principalmente um aventureiro, escreva o livro da sua vida! A Família Muller uniu-se à Top Travel para oferecer a você roteiros de viagens diferenciados e com vagas limitadas. Em nossa companhia você vai conhecer uma maneira diferente de viajar, conhecendo lugares incríveis repletos de aventuras, natureza e cultura.

Publicado em 28 de setembro de 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: