Nadar com manatees selvagens na Flórida.

Primo do nosso peixe boi, o manatee da Flórida é dócil e bonachão. Nadar e interagir com estes animais em ambiente selvagem, é uma experiência rica e memorável!  

Nanatees em Crystal River - FL

Nanatees em Crystal River – FL

      

Numa de nossas viagens à Orlando, viemos a saber que numa cidadezinha bem próxima dali, em Crystal River, algumas agências ofereciam a oportunidade de mergulhar com manatees (parente do nosso peixe-boi), no rio Cristal, em ambiente selvagem. Já tínhamos mergulhado com golfinhos em cativeiro e a experiência tinha sido muito gratificante, imaginamos então como seria interagir com os manatees em seu habitat natural.

Digital image

Este lugar, que acabou sendo o precursor de nossa próxima viagem à Florida, nos proporcionou uma das experiências mais ricas e gratificantes de nossas viagens: nadar, e interagir com os manatees selvagens em seu habitat natural.  Composto de uma rede de mais de 30 nascentes a água morna (para os Manatees) do Crystal River atrai um grande número destes enormes animais no inverno. Acredita-se que mais de 250 manatees migrem para o rio e permaneçam nele, no período que vai de 15 de novembro a 31 de março. Alguns biólogos consideram Crystal River o refúgio mais importante para os manatees nos Estados Unidos. Os manatees são os “primos, ou poderíamos dizer, irmãos, maiores e mais gordos” dos nossos peixes-boi. A nomenclatura engana, pois tanto o manatee, quanto o peixe-boi, são mamíferos. Chegam a medir de 2,5m a 4 m de comprimento e pesar de 500 kg a 1,5 t. Por conta do seu tamanho passam muito tempo comendo (vegetais aquáticos) movem-se lentamente, mas chegam a percorrer por volta de 70 km num dia.

 

Manatee

Manatee

O barco nos levou à cabeceira do rio onde ficam os manatees. Antes de entrar na água as instruções são claras: é preciso muito respeito com os animais. Apesar de acostumados e gostarem do contato humano, alguns mergulhadores desavisados sem querer os machucam e assustam.  Por isto foi criado dentro do rio um espaço, denominado “Santuário”, onde é proibido a entrada. Delimitado por cordas acima da superfície, este lugar é apenas dos manatees, quando querem se distanciar de qualquer contato humano, é para lá que vão.

Os manatees são dóceis e curiosos, assim que entramos na água vieram nos recepcionar e “xeretar”. Parece que eles têm uma percepção de profundidade limitada, pois chegam bem perto do seu rosto, na primeira vez, nós é que nos assustamos.

Digital image

Eles adoram carinho nas costas e muitas vezes viram de barriga para cima para que possamos acariciá-los na barriga também, como um cachorrinho. Depois de passada a euforia de estar tão próximo aos animais, começamos a perceber que possuem pelos esparsos sobre seus corpos e bigodes grossos e em seus rostos bonachões.

Digital image

A cada 10 ou 15 min eles sobem à superfície para respirar e, algumas vezes, dão de cara, com a sua cara, é bem divertido!

 

Nanatees em Crystal River - FL

Nanatees em Crystal River – FL

Os bebês são mais ativos e brincalhões, mas são sempre observados de perto por mães zelosas e cuidadosas. Uma das mães era diferente, ela levava seu bebê diretamente em direção às pessoas e observava de perto as brincadeiras do seu bebê, quando achava que estava exagerando, passava entre seu filhote e a pessoa para afastá-lo um pouco, depois, voltava de novo. A ena chegava a ser surreal, parecia que estávamos ao vivo num daqueles desenhos infantis de Walt Disney.

Digital image

Os momentos que passamos ao lado dos manatees foram memoráveis e inesquecíveis!

Digital image

Crystal River fica à uma hora e meia de Orlando – 140 km, e dá até para fazer um bate-e-volta.

Nadar com manatees:
Capitan Mike’s Sunshine River Tours
5297 S. Cherokee Way Homosassa
É preciso reservar o passeio pelo tel ou site: 1-352-628-3450
www.sunshinerivertours.com

 

Quer ir para Flórida nadar com Manatees? Entre em contato com a Travel Store, a agência de turismo da Família Müller e organizamos a sua viagem com o melhor custo x benefício em passagens, hotéis, aluguel de carro e passeios.
atendimento@travelstoreboutique.com.br

Anúncios

Sobre viajecomafamiliamuller

Durante anos de trabalho descobrindo destinos, publicando reportagens, vídeos, livros e dando muitas dicas de viagem, estivemos bem perto de você. A partir de agora vamos interagir com você de forma efetiva e inovadora. Todos são bem-vindos a fazer parte de nossos roteiros: pais, filhos, singles, famílias e todos que desejam viajar conosco e viver momentos únicos e inesquecíveis! Criamos roteiros exclusivos que despertam emoções! O grande diferencial de nossas viagens! Viva a experiência de ser o protagonista de uma reportagem, um fotógrafo e principalmente um aventureiro, escreva o livro da sua vida! A Família Muller uniu-se à Top Travel para oferecer a você roteiros de viagens diferenciados e com vagas limitadas. Em nossa companhia você vai conhecer uma maneira diferente de viajar, conhecendo lugares incríveis repletos de aventuras, natureza e cultura.

Publicado em 19 de novembro de 2014, em #destinoeua, #dicadeviagem e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: